O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






domingo, 20 de janeiro de 2013

0111-A “SÍNDROME DA DELINQUÊNCIA COMPULSIVA”.( I )

A humanidade, em todos os tempos e em todas as sociedades, convive com o problema da delinquência, e atribui a responsabilidade à natureza “maligna” da pessoa criminosa. Sabemos, porém, de longa data, da influência do meio social na formação dos seus indivíduos; que as falhas na educação são uma realidade, nas relações familiares e escolares; e, são determinantes para a má formação do caráter e da personalidade, atributos necessários à prática da delinquência. Esta questão, a meu ver, é mais complexa do que aparenta ser.

Penso como Aristóteles, o indivíduo nasce como uma “tábua branca”, sem nenhuma informação em sua mente, exceto as biológicas, obviamente. Lembrando que o nascimento a que refiro ocorre no início da formação do sistema nervoso central, diferindo do nascimento referido por Aristóteles. . Quem passa as primeiras impressões, (alicerces de todos os conceitos que formarão a base psicológica cognitiva e afetiva do indivíduo, somos nós, a geração adulta); aí pode estar o segredo da educação para a convivência do individuo com a sociedade. E, a explicação para as deformações do caráter e da personalidade que impressionarão, de forma consciente e ou inconsciente, o conjunto dos comportamentos futuros.

Assim, penso que são grandes os conflitos de auto ajustamento da criança na primeira infância e na adolescência, na tentativa de interpretação da realidade, agravados pela ausência de padrões positivos, definidos e específicos para cada fase do desenvolvimento infantil, o que chamo de falta de “pedagogia específica” e “conteúdos adequados”; e, favorecidos pelos padrões negativos, amplamente oferecidos em tempo integral, sem nenhum respeito à pedagogia, aos conteúdos e à cronologia do desenvolvimento infantil (gestação turbulenta, insalubre, violenta, a televisão, convivência com adultos despreparados, e o caos da sociedade, por exemplos).

Penso que essa realidade pode levar a grandes dificuldades para a formação do que chamo de “software psicológico” coerente e necessário ao processamento das primeiras informações recebidas por um "cérebro virgem", para o processamento e a formação dos conceitos básicos orientadores das atitudes e dos padrões comportamentais esperados no futuro; penso também que esta realidade pode causar e ou desencadear o que chamo de, “lesões de hardware” (distúrbios neurológicos); uma vez que estabelecidos os danos ao desenvolvimento infantil pela formação de uma base conceitual equivocada, comportamentos doentios que vou chamar de “Síndrome da delinquência compulsiva”, e outros posteriores, já conhecidos da ciência como o autismo, a síndrome de asperger e a esquizofrenia, psicopatia, por exemplos, podem ter suas origens explicadas nesta fase do desenvolvimento.

Lembremos que o cérebro é um computador dos mais sofisticados, porém, como qualquer máquina computadorizada, se receber informações insuficientes e ou equivocadas, processará resultados indesejados; esta analogia não será imprópria e irresponsável, se considerarmos que a criança, em remota idade, é apenas um receptor sem nenhuma capacidade de rejeição ou juízo; apenas receberá a informação e a processará; seja boa ou má, certa ou errada. De qualquer forma as primeiras informações recebidas por um “cérebro virgem”, constituirão, inicialmente, o "software psicológico" responsável pelo processamento e a formação da base cognitiva e afetiva da criança para o resto da vida; e, se forem negativos os resultados deste processo, causarão grandes dificuldades de ajustamento social no futuro: “A primeira impressão é a que fica”.

Tenho uma espécie de convicção que a inexistência de uma “pedagogia específica” à educação na primeira infância, bem como a indefinição de “conteúdos adequados” e "cronologicamente ordenados" à cada etapa do desenvolvimento infantil para orientar o relacionamento das gerações adultas, em especial os pais e a escola, desde a gestação até a adolescência, é a principal responsável pelos distúrbios de comportamentos e pela má formação do caráter e da personalidade; realidades, suficientemente, necessária à prática delituosa.  Acredito, porém, que estas patologias podem ser provocadas, também, por distúrbios congênitos, como a má formação neurológica de múltiplas origens...

Penso que a sujeição prolongada, desde a mais remota existência, à educação inadequada a que é submetida grande parte das crianças, leva alguns indivíduos, obviamente os mais suscetibilizados pela maior incidência de circunstâncias e eventos negativos (má formação do "software psicológico cognitivo"), a desenvolver a “síndrome da delinquência compulsiva” e os outros distúrbios comportamentais futuros, já conhecidos e citados aqui.

Se não, como explicar que um ser humano, possa sofrer a punição de anos numa cadeia perigosa sob todos os aspectos e nas condições subumanas que oferece o sistema penitenciário, obter a liberdade depois de cumprir a pena; após alguns dias, cometer os mesmos delitos novamente; voltar a para a mesma cadeia, cumprir nova pena; sair e repetir tudo de novo, numa espécie de círculo vicioso, absolutamente estúpido. Isto é irracional e incompreensível ao ser humano sadio; merece ser visto pela ciência como algo sério a ser explicado, como algo constitutivo das patologias dos distúrbios comportamentais (psicológicos e ou neurológicos).

Não é concebível que um indivíduo atente repetidamente contra sua própria liberdade e sua integridade física, se não por distúrbios de percepção da realidade, uma vez que as consequências são penosas.  As reações do sistema repressor são violentas e amplamente conhecidas do mundo do crime. Como entender que alguém passe grande parte da vida prejudicando seus semelhantes e a si próprio? Permanecer em suscetibilidade contínua à ação do sistema repressivo é comparável à dependência e a sujeição aos vícios como o alcoolismo e as drogas. Penso que, por ai, deveria começar a investigação da ciência, uma vez que a raiz destes problemas pode ser comum. 
Para mim, a “delinquência compulsiva” é um distúrbio grave de percepção da realidade, cuja origem pode ser em sinapses neurais inadequadas o que chamei de lesões de Hardware, o que provoca a formação de uma base conceitual, (software psicológico) equivocado, que por sua vez vão provocar distúrbios de comportamentos como esquizofrenia, psicopatia, autismo, Síndrome de asperger, os transtornos de todos os tipos inclusive as delinquências, Para mim todas são “doenças” provocadas pela imperícia da família no relacionamento e na educação do inicio da formação do sistema nervoso central à adolescência, e, da escola, família e sociedade, no processo educativo posterior. (falta de pedagogia e psicologia científicas)

Penso que a educação na primeira infância, em especial nos três primeiros anos de vida, exige um procedimento pedagógico cientificamente elaborado. Obviamente a ciência, ainda, não produziu a “pedagogia específica” e os “conteúdos adequados” que preconizo, entretanto, com certeza, o fará no futuro.

Antônio Ferreira Rosa. (pedagogo)                                                                                                      


 

6 comentários:

  1. E o que voce acha da pessoas que dizem que o ensino religioso nas escolas pode ajudar nisso?!

    ResponderExcluir
  2. ADAMANTEDOG,

    Muito oportuna sua pergunta...Não concordo que o ensino religioso possa corrigir as falhas ocorridas na "educação" e na relação inicial com a geraçõe adulta, no momento em que ocorrem as falhas sob o ponto de vista que abordei. Além do mais o indivíduo afetado da forma que cogitei, terá dificuldade em assimilar a religião uma vez que ela constitui apenas mais uma norma ou regra social a ser burlada pela sua dificuldade de se enquadrar...
    Sob lavagem cerebral intensa, (a chamada conversão), sempre tive muita dificuldade em aceitar que isso promova uma mudança autêntica...

    ResponderExcluir
  3. ADAMANTEDOG,

    Desculpe a demora pra responder, é que não tenho mecanismos de alerta quando há comentários, sou um Bloguista semi analfabeto em edição de blogs e, ainda, não consegui um "professor"...

    Obrigado pela visita aqui no Blog. ABRAÇÃO...


    Abra

    ResponderExcluir
  4. ADAMANTEDOG,

    ...Complementando a resposta, digo que a capacidade de aceitar as "religiões" ocorre, também, naturalmente quando a pessoa é bem informada e tem bom conhecimento geral, o que não tem nada a ver com a dificuldade em aceitar e assimilar normas de convívio social, que cogitei...

    ResponderExcluir
  5. Então continuamos sem manual...

    ResponderExcluir

Comentários desrespeitosos poderão ser excluídos.